Presidente e Vice do TJD-RS participam de encontro sobre formação desportiva para atletas adolescentes

O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD--RS) participou na terça-feira (04) do encontro sobre formação desportiva para atletas adolescentes nos clubes de futebol, realizado na sede do Ministério Público (MP), em Porto Alegre. O TJD-RS foi representado pelo presidente Claudio Fleck Baethgen e pelo vice-presidente Marcelo Cabral de Azambuja. O evento foi promovido pelo Ministério Público do Trabalho.

O vice-presidente do TJD-RS, Marcelo Cabral de Azambuja, foi um dos conferencistas com a temática Aspectos Disciplinares e Éticos da Profissão. “Procuramos abordar algumas infrações disciplinares com os jovens. Fale sobre alguns artigos mais conhecidos como Hostilidade, Ato Desleal. Tentei dar exemplos, como no caso do jogador que puxa a camiseta do adversário na hora de fazer o gol e acaba expulso”, comentou Azambuja.

Na área da ética, o vice-presidente do TJD-RS salientou a importância do bom comportamento aos jovens jogadores que estavam presentes no encontro. “O respeito ao adversário, ao árbitro, ao torcedor, aos pais. Lembramos a eles da importância de uma conduta correta, de manter a humildade, lembrar-se de onde veio, sem ‘mascarar’ como se diz em razão de uma eventual fama que o futebol possa trazer.”

Ao falar para um público entre 14 e 17, o Dr. Marcelo Cabral de Azambuja reforçou aos jovens que quando disputam um campeonato organizado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) estão sujeitos a regras. “Mesmo quando eles ainda não têm um contrato profissional, em caso de infração, o atleta será julgado. Foi importante despertar essa consciência neles”, completou o vice-presidente do TJD-RS.

MESA DE ABERTURA

Compuseram a mesa de abertura o subprocurador Institucional do MPRS, Júlio César de Melo; o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Dahmer Hocsman; o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do RS, Claudio Fleck Baethgen; o diretor-geral da Categoria de Base do Internacional, Felipe de Oliveira; o coordenador da Categoria de Base do Grêmio, Francesco Barletta; e o gerente executivo da Categoria de Base do Juventude, Rafael Fernandes. Além dos demais representantes dos órgãos envolvidos no evento.

Foto Imprensa MP